A EMPRESA

Madeireira Tozetti – 30 anos

Tudo começou em uma pequena comunidade denominada Novo Brasil, pertencente à cidade de Colatina, norte do Estado do Espírito Santo.

No idos dos anos 50 e início dos anos 60, o Sr. José Tozetti, a quem passamos a chamar de O Patriarca, era um dedicado homem do campo, voltado principalmente para a lavoura do café. E como a maioria da sua época, tinha que arrancar o sustento da terra, num trabalho árduo em que se misturavam suor, dores, às vezes lágrimas, porém com fé e esperança de um futuro melhor.

 

Entrava o ano de 1964. E não obstante o impacto do “Golpe Militar” que mudou a face do Brasil de então, o Sr. José Tozetti, alheio a tudo isso, implantava a sua primeira serraria num projeto bastante audacioso para quem provinha da lavoura. Isto, por si só, já demonstrava o ideal empreendedor daquele homem.

Eram anos difíceis, pois conforme nos demonstra a história, o Brasil caminhava a passos curtos no que diz respeito a economia e a política e, num país eminentemente agrário, não se tinha quase nada além das ásperas lutas pela sobrevivência. Mas O Patriarca não arrefeceu os ânimos. Num processo bastante rude e que demandava muito trabalho, arrancava com suas juntas de bois, as toras de madeiras e as endereçava à Serraria.

 

 

Com o seu engenho de serra chamado PICAPAU, que cortava a tora com lâmina montada na posição horizontal (hoje as modernas serrarias têm as chamadas serras-de-fita na vertical), tocado por motor a diesel e com eixos de transmissão, o Sr. José Tozetti já serrava os seus 3 a 4 metros cúbicos diários de madeiras.

            Cortando estradas, transportava a madeira serrada com destino principalmente a Campos, Estado do Rio de Janeiro. Enviava madeiras também para Belo Horizonte, por estrada de ferro, embarcada na estação de Colatina.

 

 

Veio o ano de 1969 e o Sr. José Tozetti vende tudo, paga suas dívidas e com o pouco que lhe restara – um velho Mercedez 1111 e uma Kombi - embarca a mobília no caminhão e a família na Kombi, e rumam com direção ao Planalto Central. Os TOZETTIS aportavam em Brasília. Chegando a cidade, foi trabalhar de empregado na antiga Madeireira Zacarias, onde por sua experiência, dedicação e irretocável caráter, granjeara a simpatia do dono da empresa. Mas os seus projetos de independência continuavam e talvez tenha sido a única vez em que trabalhou como empregado de alguém.

Por volta de 1970 ele passou a trabalhar com o seu caminhão levando arroz de Goiás para o Espírito Santo e trazendo madeiras de lá para Brasília.

 

 

Em 1973 vendeu o caminhão e passou a negociar madeiras no ES, embarcando-a e vendedo-a em Brasília, em lojas como Araújo Lima, Madeireira Rezende e Casa Batista. Nessa época o filho José Luiz, hoje Diretor Presidente do Grupo Tozetti, ainda um rapazola, trabalhava ao lado do pai e se encarregava de receber o dinheiro da venda das madeiras, e enviar a ele, que ficava no Espírito Santo, para compra de novas remessas.

Ainda com um caminhão, um fato pitoresco marcava a versatilidade daquele homem: por um certo período de tempo, começou a transportar jacas e as vendia nas feiras do DF. Foi nessa época que José Luiz, juntamente com os irmãos Geraldo Tozetti e Sebastião Tozetti, começaram a ter as primeiras experiências com a arte da venda.

 

 

Chega o ano de 1975. E esse ano marca solidamente a estruturação de todo um ideal. Funda-se a MADEIREIRA TOZETTI – MADEIRAS E MATERIAIS PARA CONSTRUÇÃO.

Tendo como primeiros sócios o próprio senhor José Tozetti e os filhos Carlos Joneris Tozetti e José Luiz Tozetti, a Madeireira abre suas portas em instalações simples na QI 02 lotes 61 e 63 no Setor de Indústrias de Taguatinga. Eis o começo de tudo.

Foram períodos difíceis onde também com os filhos Sebastião, Geraldo, Pedro Humberto (que mais tarde vieram a ser sócios) e juntamente com os primeiros funcionários, que saudosamente nos lembramos: eram o Bill, o Beto, o Sr. Sebastião, o Edmundo, o Liberalino, o José Roberto (transformou-se em sócio), a Áurea, a Bernadete Tozetti, o Edson Ferreira, os irmãos Luiz e Baianinho e outros que fizeram acontecer esta empresa que hoje destaca-se no cenário da economia do Distrito Federal.

 

Por volta de 1977, o José Luiz, já com outro caminhão, fazia fretes para o Estado do Pará e de lá trazia madeiras da Amazônia, que mescladas às que vinham do Espírito Santo e Bahia, aos poucos foram ocupando o lugar daquelas, sobretudo quando da instalação da Serraria Tozetti no município de Pacajá no Pará. E isto se dá em 1979.
Esta Serraria passou a fornercer parte da madeira comercializada na loja complementada também por madeiras que vinham de Belém do Pará.
O trabalho continua e por volta do ano de 1982, vem a primeira filial: Tozetti Ceilândia, que fica a cargo do então sócio, José Roberto.

Por volta de 85/86, constrói-se a nova sede (hoje a Matriz). Ocasião em que a Madeireira toma um grande impulso levada pelos ventos dos planos econômicos SARNEY. E os anos que se seguiram foram de prosperidade e com isto vieram as filiais Tozetti do Gama em 1988, a Ribom Ferragens em 1992 (que fundiu-se a Matriz), a Tozetti Rio Doce em 1995 no SIA trecho 2 lote 1285 (mais tarde nos lotes 385 e 395) e a Tozetti Sobradinho em 1997. Após a implantação dessa última filial, a então Rio Doce fundi-se à Tozetti Center, em 1999.

Mas retrocedendo ao ano de 1996 um fato bastante significativo faz estremecer o coração daquela família de homens e mulheres audazes. O Patriarca falece. Ele partiu, mas deixou todo um legado de experiências, educação e ideais, e isto foi suficiente para que o navio da conquista navegasse a leme firme.

 
     

TODA LOJA EM ATÉ:

3X NO CARTÃO

OU

1 + 4 NO CHEQUE

(exceto promoções)


PISO DISPONÍVEL NO PADRÃO:
IPÊ: ipê   CONFIRA!!!

Divisor.gif

Divisor.gif

 

Excelência em Madeiras e Ferragens
SIA Trecho 2/3 Lote 385/415  - CEP: 71200-020  - DF
Tel: 3361-4242
email: sia@tozettimadeiras.com.br

Excelência em Madeiras e Ferragens
Taguatinga Norte QI 02 LOTE 35/49 - DF
Tel: 3354-1515
email: taguatinga@tozettimadeiras.com.br

Excelência em Madeiras e Ferragens
Ceilandia Sul QNN 18 CONJUNTO F LOTE 01 - DF
Tel: 3371-1122
email: ceilandia@tozettimadeiras.com.br